Casos de Síndrome Respiratória Aguda caem em oito capitais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Daniella Longuinho - Brasília

A nova edição do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz), revela queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda em oito capitais desde a segunda semana de janeiro. Segundo a Fiocruz, as capitais são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, esclarece que embora Manaus também apresente sinais de queda, a capital do Amazonas ainda apresenta 'impacto importante' do represamento de dados, o que pode estar subestimando o cenário atual na cidade.

Marcelo Gomes ressalta que uma série de fatores podem gerar falsa impressão de queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda. Entre eles, a demora para o registro e a divulgação de casos identificados nas unidades de saúde. Isso pode ocorrer, segundo ele, tanto por aumento da demanda hospitalar, quanto por esgotamento das equipes de saúde por conta da carga de trabalho.

A investigação indica que os casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda no Brasil como um todo apresentam sinal de queda de longo prazo, nas últimas seis semanas, e curto prazo, nas últimas três semanas. No entanto, ainda há diferenças importantes no território nacional, com algumas capitais e regiões do interior mantendo a retomada do crescimento.

Mesmo com a tendência de queda, a Fiocruz alerta para altas ocorrências de casos e mortes pela síndrome em todo o país. Assim, esses dados devem ser observados em combinação com outros indicadores, como a taxa de ocupação de leitos.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.