| Casos de importunação sexual cresceram 93,2% em Mato Grosso.mp3 |
Maíra Matos
A partir de 2018 a importunação sexual passou a ser considerada crime e assim os casos começaram a aparecer e os números aumentaram.
Em Mato Grosso, os casos cresceram 93,2% no período de janeiro a outubro deste ano, com 143 ocorrências, 69 a mais do que no ano passado, quando foram registradas apenas 74.
Cuiabá e Várzea Grande registraram 56 ocorrências nos primeiros dez meses deste ano. Os dados foram divulgados pela Sesp, Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Os casos de importunação sexual são caracterizados por comportamentos que tenham por finalidade satisfazer o desejo sexual na presença de alguém de forma não consensual e tem uma pena de reclusão de 1 a 5 anos, se o ato não constituir em crime mais grave.
Em Cuiabá, segundo a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública, Rosana Leite, 98% das mulheres que foram entrevistadas por ela pelas ruas da Capital, foram vítimas ou conhecem alguém que tenha sido.
Rosana Leite informou estar fazendo proposituras para que seja estudado uma forma de adquirir uma nova ferramenta dentro do aplicativo ‘Meu Ônibus MTU’, da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos, para que nele, haja uma alternativa que possam ser usadas pelas mulheres, em caso de importunação ou assédios que possam sofrer dentro destes meios de transportes.
Enquanto o aplicativo não é disponibilizado no estado, as mulheres que venham a sofrer importunação sexual devem procurar a Delegacia de Defesa da Mulher e lavrarem Boletim de Ocorrências. Caso tenham dúvidas, antes da lavratura do B.O. podem procurar o Núcleo de Defesa da Mulher para mais esclarecimentos.