Casos de Covid-19 aumentam em MT e deputados consideram perigoso o retorno das aulas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

O presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdir Barranco, do PT, afirmou nesta terça-feira, que não vê condições da retomada das aulas presenciais em Mato Grosso antes da vacinação contra o covid-19. 

Já o deputado Lúdio Cabral, também do PT, lembrou que os números divulgados no início desta semana pela Secretaria de Estado de Saúde mostram que a taxa de contágio aumentou e a média móvel já é de 797 casos/dia e média móvel de 16 mortes/dia.

 

"Vivemos o cenário que tínhamos em junho de 2020, e o reflexo do Natal e Ano Novo virá nos próximos dias", alertou o deputado e médico sanitarista.


Na avaliação do deputado, a retomada das aulas prevista para fevereiro considerava a desaceleração de casos da doença, mas hoje a realidade é outra, com aumento do número de casos.

"Nós vamos sentir os reflexos disso, daqui a uma, duas semanas, e no número de óbitos daqui a duas, três semanas", alertou o parlamentar.

Na avaliação de Lúdio, Mato Grosso vai viver em fevereiro uma situação de forte aumento do contágio, o que significa que a volta às aulas não é aconselhável.

Segundo os dados divulgados ontem pela a taxa média de ocupação de leitos de UTI está acima de 50%, com vários hospitais com ocupação acima de 75% e até 100% de ocupação.

A Assembleia Legislativa convidou a secretária adjunta de Estado de Saúde, Danielle Carmona, para participar de uma audiência na Casa de Leis, nesta quinta-feira, para discutir a situação da pandemia do novo coronavírus no Estado.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.