Cartilha lançada pela Policia Civil tenta evitar que a população compre “gato por lebre”

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação - Sapicuá Rádio News

Buscando criar uma rede de proteção ao cidadão, a Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores, lançou a cartilha “Compra Segura”, com dicas e informações importantes para as pessoas interessadas em comprar ou vender veículos.

O projeto contou com apoio do Conselho Nacional de Vistorias Veiculares, para confecção de 11 mil exemplares da cartilha “Compra Segura”, que serão distribuídos à população.

Além dos impressos, a cartilha estará disponível no site da Polícia Civil e da Secretaria Estadual de Segurança Pública, bem como será amplamente compartilhada por aplicativos de mensagens eletrônicas e redes sociais das instituições envolvidas.

A cartilha “Compra Segura” foi elaborada pelo delegado da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, Arnon Osny Mendes, para evitar que pessoas de boa fé sejam vítimas de golpes, fraudes e crimes ligados à venda ou compra de veículos.

“Após análise dos dados estatísticos envolvendo crimes de receptação, roubos e outros golpes como estelionato, apropriação indébita, relacionados à comercialização de veículos, principalmente, os usados, percebemos que as vítimas caem nesses golpes e acabam comprando veículos com irregularidades, muitas das vezes por fraude ou golpe de quem estava vendendo”, disse Osny.   

Segundo o delegado titular da Derrfva, Gustavo Garcia, “o objetivo da publicação é divulgar informações, buscando reduzir o número de ocorrências. Ele disse ainda que a participação da sociedade é fundamental, comunicando fatos como anúncios supostamente ilícitos, e que estejam querendo causar prejuízo a população” destacou Garcia.

Conforme o delegado Arnon Osny, as investigações apontam que veículos furtados ou roubados são comercializados como se fossem carros “Finan”.

De acordo com o delegado, os golpistas trocam as placas dos veículos enganando os compradores que não se preocupam em checar os demais dados de identificação e acabam comprando os veículos com restrições de furto ou roubo.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.