| 01 Fávaro anuncia nova etapa do programa Solo Vivo contemplando mais de 30 municípios mato-grossenses.mp3 |
Foto da manchete: Caroline De Vita / Mapa
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou na última segunda-feira, em Campo Novo do Parecis, uma nova etapa do programa Solo Vivo em Mato Grosso.
Na primeira fase, a iniciativa contemplou ações em 10 municípios do estado; na nova fase, será triplicada e vai atender 32 assentamentos rurais.
Fávaro reforçou que a meta é triplicar o programa. Serão 32 assentamentos, em 32 novos municípios, ampliando oportunidades e levando mais qualidade de vida ao povo mato-grossense. O Solo Vivo cresceu muito além do que imaginávamos e já começa a dar resultados concretos.
O anúncio aconteceu durante a cerimônia de apresentação dos resultados da primeira etapa do programa Solo Vivo em Mato Grosso.
A iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária, em parceria com o IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, foi lançada em maio de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e vem sendo executada em diferentes regiões do território mato-grossense.
O Programa Solo Vivo tem se consolidado como uma política pública para promoção da segurança alimentar e do manejo sustentável dos solos.
O objetivo é recuperar áreas de solo degradado, aumentar a produtividade, fortalecer a competitividade da agricultura familiar e reduzir as desigualdades na produção rural no estado.
Neste período de 2025, em menos de um ano, o programa coletou e analisou mil 620 amostras de solo, atendeu 685 famílias e beneficiou cinco mil 860 hectares em 16 municípios mato-grossenses, com ações orientadas pelo Solo Vivo.
Para viabilizar essa ação, foram utilizadas mais de 16 mil toneladas de calcário e duas mil e 500 toneladas de fosfato, aplicados conforme recomendação técnica.
Por meio de ações de assistência técnica, análises de solo e orientação para boas práticas agrícolas, o programa contribui para o aumento da produtividade e da renda das famílias agricultoras, com foco na sustentabilidade e na conservação dos recursos naturais.
Durante o evento, também aconteceu o lançamento de uma edição especial do programa Solo Vivo na Revista Digoreste, que trata das ações de extensão do IFMT.