Campanhas eleitorais podem ter provocado aumento nos casos de covid-19 em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antônio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

 

O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral, do PT, observou um aumento nas taxas de contágio e no número de novos casos de covid-19 em Mato Grosso.

 

Foram quatro mil 460 casos novos de covid na semana epidemiológica 43, entre 18 e 24 de outubro. Na semana anterior, Mato Grosso havia registrado três mil 930 novos casos.

“Houve aumento de 18% no número de casos novos de covid-19 notificados em Mato Grosso na última semana. Me preocupa a influência que as campanhas eleitorais possam ter nesse aumento”, analisou Lúdio.

Os dados da semana epidemiológica em curso permitirão analisar o comportamento e a tendência da curva epidêmica.

 

“Vou avaliar se o crescimento persiste. Então saberemos se esse aumento não tem significância estatística ou se é uma retomada da subida da taxa de contágio. E, se o aumento persistir, reforça a hipótese da relação com as campanhas eleitorais”, explicou Lúdio. 

 

Se a tendência de aumento for confirmada na próxima semana, Lúdio vai requerer ao TRE, Tribunal Regional Eleitoral, a adoção de normas rigorosas de biossegurança para que as campanhas não sejam fator de propagação e disseminação do novo coronavírus.

“Se os cuidados não forem tomados, pode haver uma explosão do número de casos de covid em função das campanhas eleitorais. Os candidatos precisam evitar aglomeração”, alertou Lúdio.

 

O parlamentar destacou, ainda, que os números da pandemia continuam altos em Mato Grosso, com mais de 250 pessoas internadas em leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva, e cerca de 600 novos casos da doença são registrados todos os dias. 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.