Campanha liderada pelo Sindicato Rural viabiliza a construção de 10 UTIs em Querência

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

O Sindicato Rural de Querência, produtores rurais, empresários e a prefeitura do município estão trabalhando juntos para instalar dez leitos de UTI, Unidade de Tratamento Intensivo, com a finalidade de atender eventuais pacientes da Covid-19.

A iniciativa resultou na construção permanente dos leitos, tendo em vista que a população da região conta apenas com um hospital particular e uma pequena estrutura alugada que abriga uma unidade de saúde pública.

A obra que está na fase de acabamento, teve início no mês de março e deve ser entregue nos próximos 45 dias.

Na avaliação do presidente do sindicato, Osmar Inácio Frizzo, as duas unidades não são suficientes para atender a complexidade do coronavírus.

Preocupado com a falta de estrutura hospitalar, o setor produtivo fez uma reunião na sede do sindicato rural na segunda quinzena de março, com o objetivo de estabelecer um plano de ação para levantar recursos para a obra de construção dos leitos, orçada pela prefeitura em um milhão de reais. 

O presidente Osmar Frizzo esclareceu que a Secretaria Municipal de Saúde de Querência já tinha um projeto de construção de 10 leitos, entretanto faltavam recursos para iniciar a obra.

“A princípio essas novas unidade serão de uso exclusivo para atendimento de pacientes infectados com o coronavírus. Com o fim da pandemia, os leitos serão disponibilizados para pacientes com outros diagnósticos”, disse Frizzo. 

A ação do sindicato, produtores rurais e parceiros arrecadou um milhão e 250 mil reais.   

Com o dinheiro, será possível comprar 10 respiradores que vão equipar as 10 novas UTI’s. O terreno foi cedido pela prefeitura.  

Além da arrecadação de recursos para a construção dos leitos, a corrente solidária adquiriu dois mil e 500 testes de Covid-19 para atender a população de Querência.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.