Campanha alerta para o câncer de ovário, 70% dos casos são descobertos tardiamente

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio: 
Um projeto de lei que prevê a realização de uma campanha estadual de prevenção e combate ao câncer de ovário está tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

A proposta é debater a doença mais letal entre as mulheres e difícil de ser diagnosticada.

 

Cerca de 70% dos casos são descobertos tardiamente e apenas 43% das mulheres sobrevivem por mais de cinco anos após o diagnóstico. 

 

Para o deputado estadual Doutor Gimenez, do PV, autor da proposta, a campanha tem o objetivo de conscientizar sobre a doença, informar sobre os serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade, além da proteção e auxílio às pacientes.

 

Dados do Inca, Instituto Nacional do Câncer, apontam que o câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, ficando atrás apenas do câncer do colo do útero, portanto, o diagnóstico rápido contribui com a saúde da mulher como um todo.

 

O parlamentar explica que o histórico familiar também importante, representa cerca de 10% dos casos.  

 

“O tumor pode acometer a mulher em qualquer idade, mas é mais frequente depois dos 40 anos. Elas devem estar atentas a alguns sintomas, como sangramento vaginal após a menopausa ou antes da menopausa, dor pélvica, perda ou ganho de peso de forma inesperada e ainda a perda de apetite”, explica o deputado Gimenez, que também é médico.  

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.