| Câmara dos deputados faz homenagem a Tereza de Benguela, líder quilombola de MT.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou uma homenagem a Tereza de Benguela, líder do maior quilombo de Mato Grosso.
A relatora da matéria, a deputada Benedita da Silva, do PT do Rio de Janeiro, afirmou que a Rainha Tereza, como era conhecida, é símbolo de força, resistência e luta contra o racismo e desigualdades que perduram até hoje na sociedade.
Tereza de Benguela comandou a estrutura política, econômica e administrativa do Quilombo de Quariterê, que ficava na região de Vila Bela da Santíssima Trindade, próximo à fronteira com a Bolívia.
Tereza liderou uma ampla resistência de negros e indígenas à escravidão por quase duas décadas.
Ela coordenava um sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou roubadas das vilas próximas, conseguindo organizar uma comunidade de mais de 100 pessoas, articulando as ações e decidindo tudo em grupo, em formato de parlamento.
Por isso, a quilombola é reconhecida como uma das grandes mulheres da história do Brasil.
“Tereza de Benguela foi uma guerreira que lutou, organizou e comandou o Quilombo do Quariterê durante o século XVIII em prol dos negros, representando a força feminina de Vila Bela e ficou conhecida como Rainha Tereza”, afirmou a professora Universidade Federal de Mato Grosso, Elen Luci Prates.
Entre as homenagens a líder quilombola está a resolução de batizar o corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados com o nome de Tereza de Benguela.