Cai o número de mortes por covid-19 entre profissionais de enfermagem

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Larissa Lousrhania* - Estagiária da Rádio Nacional - Brasília

As mortes por complicações da covid-19 entre profissionais da enfermagem caíram em todas as regiões do país no mês de abril. De acordo com o Conselho Federal da categoria, foram 24 registros no mês passado, enquanto em março, 83 profissionais perderam a vida para a doença.

Eduardo Fernando, coordenador do Comitê gestor de crises do Cofen - Conselho Federal de Enfermagem, destaca que além da vacinação, a redução está relacionada ao investimento feito pelas instituições de saúde em segurança e em protocolos.

“Está relacionado a vacinação, que todos os profissionais estão sendo vacinados muitos deles com a segunda dose de ambas as vacinas disponíveis hoje no Brasil e realmente a qualidade dos EPIs ofertados na grande maioria das unidades hospitalares e das unidades de saúde vem contribuindo para a diminuição desse número de mortos”, afirma Eduardo Fernando.

Desde o inicio da pandemia, mais de 700 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, morreram por complicações da covid-19.

O Sudeste, que em abril registrou um óbito pela doença, é a região com maior número de mortes da categoria, acumulando 28% dos casos. Já em relação aos estados, São Paulo lidera, seguido do Amazonas e do Rio de Janeiro. Os dados foram divulgados nessa terça-feira.

* Com supervisão de Sheily Noleto.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.