Botelho diz que auditoria no painel da AL “quebraria o sigilo do voto”

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, do DEM, afirmou que é impossível realizar uma vistoria na votação que manteve o veto do governador Mauro Mendes, ao Projeto de Lei Complementar que isentava o desconto previdenciário, dos aposentados e pensionistas que ganham até seis mil e 100 reais.  

 

Na semana passada, por 12 votos a 11, os deputados mantiveram a taxação do Governo do Estado.


O autor do projeto, Lúdio Cabral, do PT, questionou o resultado da votação e pediu que Botelho determine uma auditoria no sistema de votação, uma vez que, conforme posicionamento por meio das redes sociais e imprensa, mais de 11 parlamentares garantiram ter votado pela derrubada do veto.

 

Como a conta não fechou, o petista quer descobrir se houve algum erro na contagem dos votos, que são feitos por meio de um tablet disponibilizado a todos os 24 deputados.


Mas, de acordo com Botelho, não há como “quebrar” o sistema, sem que o sigilo do voto seja mantido.

 

“É impossível fazer uma auditória no sistema, pois teria que quebrar o sigilo. E isso quebraria toda a regra da votação. Alguém acha que iríamos implantar um sistema sem antes testar? Ele é totalmente real e seguro”, garantiu Botelho.

O presidente da Assembleia Legislativa reafirmou a confiança no sistema de contagem de votos.


“A verdade é a que está no painel. É aquela quantidade de votos. Se tem um número maior de votos declarados, não é real. O sistema é totalmente seguro, não tem condições de ser quebrado”, destacou Eduardo Botelho.

O parlamentar defendeu ainda o voto secreto em algumas votações, como na análise de vetos do governador. Avalia que é uma forma de garantir a liberdade dos deputados.

Botelho acha que o projeto do deputado Wilson Santos, do PSDB, que acaba com o voto secreto na Assembleia Legislativa não vai dar em nada, mas garantiu que a proposta vai tramitar normalmente na casa de leis.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.