Bolsonaro sanciona projeto que garante transferência obrigatória do FEX para estados e municípios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, esta semana, o projeto de lei complementar que garante o pagamento do FEX, Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações, de forma obrigatória.

Com a mudança, Mato Grosso vai receber seis bilhões e meio de reais até 2037, como compensação por perdas com a Lei Kandir.

 

Até então essa compensação não era obrigatória e dependia de vontade política e disponibilidade financeira.

Isso significa que, mesmo não cobrando os impostos dos exportadores, os estados não recebiam a compensação financeira com regularidade, acumulando prejuízos.

O projeto sancionado por Bolsonaro é resultado de um acordo homologado em maio no STF, Supremo Tribunal Federal, entre o governo federal, o Fórum Nacional de Governadores e municípios, para compensar as perdas de ICMS relativas à Lei Kandir, que reduziu a tributação incidente na exportação. 

Dos seis bilhões e meio de reais que Mato Grosso tem direito, 25% serão destinados aos municípios. Os recursos são de livre aplicação, podendo ser utilizado até para o pagamento de servidores e outras dívidas.

Autor do projeto, o senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, comemorou o fim de um impasse que durou pelo menos 20 anos.

“Agora é lei. Com isso, se faz justiça e corrige uma dívida histórica da União com quem produz e ajuda o Brasil”, ressaltou Fagundes.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.