| Barranco pede licença e Henrique Lopes toma posse como deputado estadual nesta quarta-feira.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O primeiro suplente de deputado estadual, Henrique Lopes, do PT, toma posse, nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, no lugar do também petista Valdir Barranco, que vai se afastar do cargo para disputar a eleição suplementar como candidato ao senado.
Mesmo antes da posse, Lopes participou, nesta segunda-feira, de uma reunião com a secretária estadual de Educação, Marioneide Kliemaschewk, quando foi entregue a ela o relatório da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que discutiu os desafios da educação durante a pandemia.
Para o futuro deputado, o estudo é inédito, já que deixará registrado os impactos e soluções para a educação durante uma pandemia.
Por outro lado, Lopes questionou a proposta e a forma como deve ocorrer a volta às aulas presenciais em Mato Grosso.
O futuro deputado estadual também falou sobre o debate polarizado acerca do retorno das aulas presenciais. Henrique Lopes lembrou que o relatório entregue a secretária pode ajudar.
“É muito interessante para sabermos, por exemplo, quais serão os insumos e mudanças físicas que precisam acontecer nas escolas. Como vai ser isso? Vai ter trabalho intersetorial entre educação e saúde, para encaminhar crianças com sintomas? Esses são elementos fundamentais para podermos discutir o retorno”.
Por sua vez, Marioneide acrescentou que a Seduc estuda retomar aulas do último ano do Ensino Médio, já que o Enem está próximo e os alunos precisam se preparar.
“São situações que precisamos rever. Esses alunos vão fazer Enem em janeiro, o Sisu será no final de março”.
Durante elaboração do relatório, a Comissão Especial ouviu especialistas nas áreas da saúde e educação para propor um possível retorno das aulas presenciais.