| Balsa Ecológica tira de 10 toneladas de lixo do rio Cuiabá todo mês.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O serviço de coleta fluvial foi implantado pela prefeitura da capital, em junho de 2019, com o objetivo de contribuir para a limpeza e preservação do Rio Cuiabá.
Executado por meio da Balsa Ecológica, a ação chega a retirar uma média mensal de 10 toneladas de lixo, somando os materiais recolhidos tanto na margem quanto no leito do rio.
O número é avaliado como positivo pela Prefeitura de Cuiabá e, conforme relato de ribeirinhos e trabalhadores da coleta, se confirma na prática.
O equipamento possui mais de sete metros de comprimento, três metros de largura, e percorre diariamente um trecho de aproximadamente cinco quilômetros situado entre a Ponte Nova e a comunidade São Gonçalo Beira Rio.
A equipe de operação é formada por três pessoas e uma delas é o coletor Bruno José Monteiro da Silva. Bruno destaca que essa é uma das melhores atividades ligadas a área de limpeza já implantada na Capital.
Segundo ele, antes de fazer parte da equipe, sua visão era de um rio extremamente poluído e de difícil recuperação. Todavia, ressalta que agora essa situação está começando a mudar, por conta da Balsa Ecológica.
Apesar de ainda estar longe do ideal, Bruno considera que o fato da iniciativa conseguir alcançar todos os lugares do rio cria um sentimento de esperança em vê-lo cada vez mais limpo.
“Quando chove aparece uma maior quantidade de lixo e o nosso trabalho é ainda mais intenso. Normalmente, recolhemos muito isopor, garrafas, latas e até animais mortos. Infelizmente, encontramos muitas coisas que não eram para estar no rio”, lamenta Bruno.
“Com a Balsa Ecológica fazendo essa limpeza todos os dias, melhorou muito essa situação. O lixo não fica mais rodando ou enganchado nos Sarã. A limpeza ajuda até no aparecimento de peixes”, comemora o morador ribeirinho, Isaias José de Campos.