Aumento dos crimes de homofobia e de suicídios entre a população LGBT preocupam a segurança pública

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação - Sapicuá Rádio News

Só este ano, de janeiro a 31 de maio, foram registrados 46 crimes de homofobia e quatro mortes em Mato Grosso.

Desde 2011 já são 482 ocorrências e 89 mortes. Os dados são do Grupo Especial de Combate aos Crimes de Homofobia da Secretaria Estadual de Segurança Pública, obtidos com base nos boletins de ocorrência.

A confiança nos canais de denúncia e nas forças policiais é uma das conquistas resultantes da luta do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis por direitos.

Estes avanços foram revelados, ao lembrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho.

Segundo o secretário do Grupo Especial, major PM Ricardo Bueno, a data representa um marco para o movimento e, dentre os avanços resultantes, está a própria atuação das forças de segurança.

“Estamos evoluindo ano a ano neste sentido e os policiais não podem ser vistos mais como inimigos, ao contrário, eles são formados e capacitados constantemente visando ao atendimento digno e acolhimento a estas vítimas”, enfatizou o militar.

O Grupo Especial de Combate aos Crimes de Homofobia é responsável por acompanhar as ocorrências envolvendo crimes de homofobia, que são registradas em Mato Grosso, e capacitar policiais para o atendimento humanizado e acolhedor às vítimas.

Chama a atenção a quantidade de ocorrências desta natureza registradas em 2018, foram 111, em comparação com o ano de 2011, quando aconteceram 15 notificações.

 Na avaliação do secretário, a aprovação de leis com garantia de direitos ao público LGBT, ao longo dos anos, contribuiu para as pessoas assumirem a sexualidade e não se calarem diante dos crimes de homofobia, além do aumento de acesso à informação.

Outro alerta é a quantidade de suicídios entre a população LGBT no último ano no estado.

De 2017 para 2018 o número de mortes relacionadas a homofobia aumentou de 14 para 22, sendo que neste último ano sete suicídios foram registrados. 

Voz: Vinicius Antônio

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.