| Aulas presenciais na rede estadual devem ser retomas no dia oito de fevereiro adotando revezamento de alunos.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto disse que o principal desafio deste ano é recuperar o impacto na aprendizagem.
Por isso, o planejamento da Seduc é o retorno das aulas no sistema híbrido, ou seja, presencial com revezamento, a partir de fevereiro.
A proposta é que a cada dia, 50% da turma assista aula presencial. No dia que não estiver em sala de aula, o aluno terá tarefas e ensino direcionado.
O secretário reforça que o retorno presencial só vai acontecer em municípios onde o risco de contágio do novo coronavírus estiver baixo e com todas as escolas preparadas para atender as normas de biossegurança, garantindo a saúde dos profissionais e alunos.
As medidas determinadas pela Seduc estão dentro das recomendações do Manual de Retorno às Aulas feito pela Fiocruz.
O retorno presencial previsto pela Seduc para fevereiro, em Mato Grosso, não engloba profissionais e estudantes que estão nos grupos de risco.
Pais que não quiserem que os filhos retornem para as salas de aula poderão assinar um termo de compromisso e estes alunos continuarão a ter aulas on-line ou por apostilas.
A defesa de retorno às aulas somente com a vacinação de toda a população é considerada fora da realidade pelo secretário.
Porto destaca o Manual de Voltas às Aulas preparado pela Fiocruz em dezembro do ano passado, que aponta ser “pouco prudente” admitir este critério.
Para o secretário, não há, nesse momento, orientações sanitárias de organismos nacionais ou internacionais sobre a inclusão da vacinação como parte das condições científicas para reabertura de escolas, além do que, ainda de acordo com Alan, existem alguns desafios que devem ser enfrentados atualmente para o alcance da imunidade coletiva através da imunização da população.
O manual também destaca que não há recomendação para testagem massiva dos profissionais antes da reabertura dos estabelecimentos educacionais no Brasil.