Associação divulga recomendações para triagem de pacientes em UTIS

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Nelson Lin - Rádio Nacional - São Paulo

A Associação dos Médicos Brasileiros (AMB) publicou, nesta sexta-feira (9), um documento com recomendações para que médicos intensivistas possam fazer a triagem e escolha de quais pacientes tratar na situação atual em que várias localidades do país estão com lista de espera de pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Essa triagem irá valer para todos os pacientes em busca de tratamento intensivo sejam eles de covid-19 ou de outras enfermidades. O documento deixa claro que a idade dos pacientes não é critério nessa triagem. A possibilidade de recuperação de paciente, comorbidades entre outros fatores devem ser considerados na escolha.

Além disso, uma comissão de triagem deve ser formada nas unidades hospitalares para ajudar na tomada de decisões e os critérios devem ser colocados de forma transparente. A associações médicas ressaltam que todas essas orientações já existiam e seguem padrões internacionais em situações de emergência.

O presidente da associação dos médicos brasileiros, Cesar Fernandes lembrou que aproximadamente 500 pacientes no estado de Sâo Paulo morreram no mês de Março à espera de um leito de UTI e por isso pontuou a necessidade da publicação desse documento neste momento em que houve criação de mais leitos e muitos profissionais alocados não tem experiencia na prática médica intensivista.

Os médicos presentes na coletiva lembraram ainda que essas recomendações de triagem e escolha de quais pacientes tratar valem apenas para essa situação de emergência onde há filas na UTI, e também cobraram das autoridades públicas a adoção de medidas de isolamento social e a aceleração da vacinação em massa para que haja reversão desse quadro crítico nos hospitais em todo o país.

Edição: Nadia Faggiani / L Pedrosa

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.