Aprosoja comemora mudanças na legislação de regulamenta o uso de sementes e mudas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, comemora os avanços da nova legislação federal de sementes e mudas, regulamentada este mês, por um decreto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo a Aprosoja, diversas mudanças inseridas na nova lei foram reinvindicações apresentadas pela entidade, como a inclusão de exigências de índices mínimos de vigor como atributo de qualidade de semente.

Presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, afirma que esta é mais uma das grandes conquistas de sua gestão, que termina nesta quinta-feira, junto com o ano de 2020.

“A exigência de índices mínimos de vigor como atributo de qualidade de sementes, além da germinação, era uma reivindicação antiga dos produtores de soja e milho”, lembrou Galvan.

Vigor é o conjunto de características utilizado para atestar a qualidade das sementes, que avaliam uma melhor germinação, desenvolvimento, das plantas, mesmo em condições adversas, garantindo ao agricultor uma lavoura mais produtiva.

“Tenho certeza que Aprosoja deverá continuar seus esforços para o estabelecimento de valores elevados de vigor, aumentando ainda os atuais 80% de germinação da soja, por exemplo”, apontou Galvan.

Além do vigor, a Aprosoja convenceu o Ministério da Agricultura de que o produtor precisa de mais tempo para reclamar da qualidade de suas sementes, após o recebimento na fazenda.

Esse prazo passa de 10 para 20 dias, que também passou a ser o período para solicitar amostragem e checar o percentual de germinação e também vigor.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.