Apesar da pandemia, arrecadação cresce e Governo do Estado recupera capacidade de investimentos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antônio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Mato Grosso recuperou a capacidade de investimento e registrou um superávit de dois bilhões e 800 milhões de reais até agosto deste ano, já descontados juros ativos e passivos.

Os dados foram apresentados pelo secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo, durante a 2ª audiência pública para apresentação das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2020 à Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Além de superar as despesas, o estado também aumentou sua arrecadação em comparação a 2019 e superou inclusive a previsão.

A receita líquida prevista era de 10 bilhões e 800 milhões de reais, mas a receita realizada somou 13 bilhões 800 milhões, sendo que a receita bruta alcançou 15 bilhões de reais de maio a agosto.

De acordo com o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, o superávit é resultado de ações planejadas, como o corte de despesas com pessoal e o aumento no valor de algumas taxas, mas também de eventos extraordinários, como o repasse emergencial de um bilhão para custear o combate à Covid-19.

 “Temos hoje um estado com as receitas estruturais em equilíbrio fiscal e a partir do ano que vem poderemos aumentar os investimentos, como já estamos fazendo. Vamos investir mais em educação, saúde, infraestrutura, gerar empregos e valor que resultará em renda para a população”, afirmou Rogério Gallo.

Mesmo com a perspectiva positiva, Gallo afirmou ser importante que o governo federal mantenha alguma política de transferência de renda, além do Bolsa Família, até que a economia consiga se estabilizar.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.