| 01 Ao lado de Alckmin, governador entrega ZPE de Cáceres após 30 anos de espera.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano/Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
Ao lado do então presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin e da prefeita, Eliene Liberato Dias, o governador Mauro Mendes inaugurou, na última sexta-feira, a ZPE, Zona de Processamento e Exportação Engenheiro Adilson Reis, em Cáceres, depois de uma espera de mais de 30 anos.
Localizada estrategicamente em uma das rotas de integração sul-americana, a rota do Quadrado Rondon, a ZPE de Cáceres representa uma importante integração de políticas públicas.
As ZPEs são áreas de livre comércio que além de desenvolver a cultura exportadora e fortalecer a balança comercial, contribuem para o desenvolvimento local e para a diminuição das desigualdades regionais.
A estrutura da ZPE conta com 247 hectares, divididos em cinco módulos, com 341 lotes industriais e infraestrutura completa, incluindo recinto aduaneiro, área administrativa, armazéns e sistemas de controle moderno.
O alfandegamento foi aprovado pela Receita Federal em março de 2024, viabilizando o início das operações e atração de novos investimentos ao Estado.
A ZPE foi criada em 1990, por decreto presidencial, e ficou paralisada por mais de três décadas em razão de pendências legais e financeiras, além da falta de infraestrutura física adequada.
Desde 2019, o Estado iniciou um amplo processo de regularização jurídica, contábil e administrativa do empreendimento, concluído em 2023.
Na oportunidade, o governador Mauro Mendes afirmou que a entrega da ZPE, Zona de Processamento de Exportação de Cáceres é um marco para o início de um novo ciclo de industrialização em Mato Grosso.
Mendes lembrou que a ZPE possibilita o nascimento de um polo exportador, que vai transformar o perfil econômico da região e gerar oportunidades para milhares de famílias.
Já o presidente Geraldo Alckmin, destacou que Cáceres é um município com uma grande extensão territorial, 12 vezes maior que a cidade de São Paulo, e que pode atrair investimentos para instalação de agroindústrias, por exemplo, agregando valor aos produtos da região.
O presidente ressaltou que a ZPE vai facilitar a exportação pro mercado internacional.
Alckmin disse ainda que vai conversar com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para destravar a Hidrovia Paraguai-Paraná.
A via fluvial na bacia do Rio da Prata conecta cinco países sul-americanos: Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.