Ano começa com explosão dos preços de frutas e verduras na capital mato-grossense

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Os preços de algumas frutas, verduras e legumes comercializados em Cuiabá, na Central de Abastecimento da capital, aumentaram em mais de 100% em seis meses, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar.

A banana foi o alimento que teve a maior alta. Na primeira semana de agosto do ano passado, a caixa de 20 quilos de banana custava 60 reais. Agora, na primeira semana deste mês, o preço da caixa da fruta saltou para 125 reais, um crescimento de 110%.

Em seguida aparece o tomate, que em seis meses dobrou de preço, passando de 40 para 80 reais a caixa com 18 quilos.

Em terceiro lugar na lista de hortigranjeiros que ficaram mais caros aparecem o milho verde e a banana prata. A fruta aumentou 75%, passou a custar 105 reais, enquanto que em agosto a caixa com 20 quilos era vendida a 60 reais.

Já o milho verde subiu de 48 para 87 reais, alta de 81% a saca de 50 quilos.

O preço da mandioca também continua subindo, com um crescimento de 71%, passando de 70 para 120 reais a saca de 55 quilos da raiz.

Aparecem ainda a batata-doce e a beterraba, que subiram 66% ao saltarem de 30 para 50 reais a saca de 20 quilos.  

De acordo com técnica da Secretaria de Agricultura Familiar, Doraci Siqueira, a explosão dos preços de algumas frutas e verduras se deve a baixa oferta de hortigranjeiros produzidos em Mato Grosso.

 “Os comerciantes acabam comprando em outros Estados para atender a nossa demanda, e os custos de frete e logística para trazer esses produtos acabam sendo repassados ao consumidor”, explica Dora Siqueira.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.