Ampa diz que nova tecnologia 5G vai possibilitar aumento da produtividade no agronegócio

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

 

Uma nova tecnologia que vai possibilitar aumento da produtividade e inovação para soluções no agronegócio.

Essa é a proposta da 5G Standalone, ferramenta apresentada na última terça-feira, em Rondonópolis, pelas empresas de telecomunicações TIM e Nokia, em parceria com a Ampa, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão e a ConectarAgro.

O projeto piloto foi demonstrado na sede do Instituto Mato-grossense do Algodão.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou do lançamento e destacou a possibilidade que os agricultores passam a ter de controlar em tempo real o manejo do plantio.

“Temos que democratizar a tecnologia 5G, fazer com que ela seja acessível a todos. Essa é uma ferramenta que vai melhorar a produtividade e muito”, enfatizou a ministra.

Para o presidente da ConectarAgro, Gregory Riordan a tecnologia viabiliza uma série de benefícios que ultrapassam o plantio, e permeiam a inclusão digital.

“Consegue-se produzir melhores dados para análise o que possibilita por exemplo, redução de agroquímicos, diminuir número de incidentes. Além disso, ela facilita a educação formal e técnica”.

O presidente da Ampa, Paulo Aguiar, explica em linhas práticas, de que forma a tecnologia 5G Standalone impulsiona a produtividade.

“Isso é algo que viabiliza uma resposta rápida no dia a dia. Permite que o produtor rural monitore de forma instantânea por 24 horas ao dia o que está acontecendo nas lavouras. Os dados são enviados diretamente para a pessoa que pode solucionar os problemas. A informação é rápida, confiável, possibilitando decisões mais assertivas”, explica Aguiar.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.