| AL aprova projeto de Lúdio para distribuição de máscaras a trabalhadores e pessoas em vulnerabilidade.mp3 |
Foto da manchete: Marcos Lopes – reprodução ALMT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Distribuição gratuita de máscaras para a população mais vulnerável e trabalhadores.
Esse é o objetivo do projeto de lei, apresentado pelo deputado estadual, Lúdio Cabral, e aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
As máscaras destinadas a essa parcela da população, de acordo com o projeto, são do modelo PFF2, recomendadas pelas autoridades sanitárias para toda a população para evitar a transmissão da Covid-19.
Elas filtram o ar de forma muito mais eficiente que as outras máscaras, barrando até mesmo as partículas minúsculas dos aerossóis contendo coronavírus.
O projeto foi apresentado por Lúdio em abril e só agora foi aprovado, devendo ir à sanção do governador Mauro Mendes.
Ao comentar o projeto, Lúdio ressaltou ser importante lembrar que a pandemia ainda não acabou, e que é preciso continuar a prevenção contra a Covid-19.
Médico sanitarista, Lúdio afirma que que ainda vamos conviver com as máscaras por um bom tempo e, segundo ele, é importante assegurar que a população tenha acesso a máscaras mais eficientes para prevenir o contágio.
O projeto de Lúdio prevê que os empregadores forneçam máscaras PFF2 aos seus funcionários, tanto no serviço público como no setor privado, para exercer a jornada de trabalho, e que o SUS, Sistema Único de Saúde, forneça as máscaras à população do grupo de risco, aos desempregados e aos beneficiários de programas sociais, como auxílio emergencial, bolsa família e o BPC, Benefício de Prestação Continuada.
Lúdio lembrou que as máscaras PFF2 podem ser reaproveitadas, de modo que quatro máscaras por mês são suficientes para cada pessoa.