Agência Nacional das Águas realiza diagnóstico para potencial elétrico no Pantanal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Guilherme Alves - Voz: Vinícius Antônio

A sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente recebeu representantes da ANA, para apresentar resultados sobre o estudo que está sendo realizado para avaliar o impacto dos possíveis empreendimentos energéticos que podem vir a ser instalados na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai.

O superintendente de Planejamento da agência, Sergio Ayrimoraes, garante que foi formado “um grupo com os melhores pesquisadores brasileiros sobre os assuntos em pauta.” Acredita-se “que essa análise servirá, inclusive para nortear outras políticas públicas de desenvolvimento sustentável”, já que o mesmo trabalho será feito em Mato Grosso do Sul, unificando os entendimentos sobre a dinâmica da bacia que abrange os dois estados do país. 

Em parceria com universidades e órgãos estaduais, as análises acontecem desde 2016. Um dos principais resultados esperados é a delimitação de áreas e diferenciação entre as que são prioridades para preservação, como por exemplo as que fazem parte de rotas migratórias de peixes.

 “O dado científico virá para desmistificar as dúvidas que existem em relação aos impactos que esses empreendimentos podem causar tanto no regime das águas, quanto no comportamento dos peixes”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.