Afogamentos em Mato Grosso caem, mas Bombeiros alertam para riscos em rios e piscinas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução/CBMMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso registrou 71 ocorrências de afogamento de janeiro a agosto de 2025, uma redução de 16,4%, ou seja, 14 casos a menos em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 85 ocorrências e um total de 123 durante todo o ano.

Os municípios com mais registros em 2024 também tiveram quedas em 2025.

Cuiabá reduziu de 22 para oito casos; Sinop, de oito para três; Barra do Garças, de 11 para 10 atendimentos.

Nova Xavantina e Tangará da Serra também registraram quatro casos cada, comparados aos sete de 2024.

O diretor operacional adjunto do Corpo de Bombeiros, major Felipe Saboia, destacou que, mesmo com a queda nos números, os afogamentos continuam sendo uma preocupação significativa da corporação.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, 76% dos incidentes de afogamento acontecem em rios, lagos e represas, enfatizando a necessidade de continuar promovendo a educação sobre segurança aquática e a vigilância constante.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância de seguir orientações de segurança para prevenir afogamentos e acidentes aquáticos em rios, lagos, cachoeiras e piscinas.

É aconselhável evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar na água, pois o álcool pode prejudicar a coordenação motora e a percepção de perigos, aumentando o risco de acidentes.

A vigilância deve ser redobrada em relação a crianças e adolescentes em ambientes aquáticos, visto que o afogamento é a segunda causa de óbito de crianças de um a quatro anos, de acordo com dados da Sociedade de Salvamento.

Uma das principais recomendações é a instalação de cercas ao redor da piscina. Isso limita o acesso e assegura que a água seja utilizada apenas sob supervisão.

Além da cerca, é essencial proteger os ralos de sucção.