| ACNMT apresenta pesquisa inédita com fêmeas nelore que aponta ganho de peso “extraordinário”.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Acontece, nesta segunda-feira, na sede da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso, em Cuiabá, uma reunião com a participação da diretoria da entidade, pecuaristas, além da professora do Núcleo de Estudos em Pecuária Intensiva da Universidade Federal de Mato Grosso de Sinop, Kamila Andreatta, e do médico veterinário Lorenzo Pacheco, da Cargill Nutron, para fazer um balanço dos resultados da Prova de Ganho de Peso a Pasto com fêmeas nelore.
Com uma média de 700 gramas diárias de ganho de peso, as fêmeas avaliadas durante a prova realizada pela Associação tiveram um rendimento acima da média esperada, mesmo no período da maior seca registrada na Baixada Cuiabana.
Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Nelore, Aldo Rezende Telles, o objetivo da pesquisa é desenvolver uma suplementação que resulte em carne de alta qualidade em novilhas nelore precoces, além de buscar a melhoria genética da raça.
Aldo Telles disse ainda que o resultado da prova superou as expectativas
Sonora presidente da ACNMT Aldo Rezende Telles
Já o veterinário Lorenzo Pacheco, afirmou que a prova é importante porque mostra que é possível produzir carne de alta qualidade em novilhas precoces
Sonora 1 - Veterinário Lorenzo Pacheco
Lorenzo Pacheco, destacou ainda que o resultado da prova com novilhas nelore mostrou que o ganho de peso foi “extraordinário”.
Sonora 2 - Veterinário Lorenzo Pacheco
Esta é a sétima Prova de Ganho de Peso realizada pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso, que pela primeira faz avaliação exclusiva de fêmeas. A prova tem duração de 290 dias a um ano, com término previsto para abril.