Abastecer com etanol ainda é mais vantajoso em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

Para o mato-grossense ainda continua mais vantajoso abastecer seu veículo com etanol, mesmo com a alta do preço na ultima semana, saindo de dois reais e 86 centavos para três reais e sete centavos o litro.

 

O economista Vivaldo Lopes, comentarista do site Sapicuá Rádio News, afirma que o consumidor deve ficar atento aos preços porque, para ser vantajoso, o etanol precisa custar menos do que 70% do valor da gasolina.

 

Ou seja, basta que o consumidor divida o preço do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina. Se o resultado foi igual ou menor do que 0,7, o etanol é o mais vantajoso.

 

O aumento nos preços, segundo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso, é por conta da minirreforma tributária do governo estadual, em vigor desde o início de 2020.

 

Segundo o Procon, o reajuste nos preços dos produtos não pode ser superior a 4%.

 

Vivaldo Lopes lembra que tramita no Congresso Nacional uma proposta que visa autorizar a venda direta de etanol das usinas para os postos de combustível, o que na atual legislação não é permitido.

 

Em novembro do ano passado, a proposta foi aprovada pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

 

“Mato Grosso é um grande produtor de etanol e poderíamos pagar muito menos se as usinas pudessem vender diretamente aos postos de combustíveis”, explica o economista.

 

Vivaldo considera importante que a classe empresarial apoie a aprovação da PEC 45, que tem como centro a substituição de cinco impostos por um único, o IBS, Imposto Sobre Bens e Serviços.

 

O modelo é inspirado em sistemas utilizados em outros países, que reúnem em um único imposto sobre valor adicionado toda a tributação sobre o consumo, com uma alíquota uniforme.