| Yanomamis-irregularidades em contratos apontam desvio de verbas.mp3 |
Foto da manchete: Ministério da Saúde
Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba, concedeu uma coletiva à imprensa nesta terça-feira (24) para falar das ações do governo federal no combate à crise humanitária nas terras Yanomami.

Weibe Tapeba disse que foram encontradas diversas irregularidades em contratos que apontam desvio de verbas que deveriam ser investidas em ações de assistência ao povo indígena. O secretário destacou que cerca de 1.000 indígenas já foram resgatados e que o local parece um cenário de guerra.
Uma nova equipe foi montada e todos os coordenadores do governo anterior estão sendo exonerados. Weibe destacou que houve um aparelhamento militar na gestão das políticas indigenistas, o que prejudicou muito as ações para essa população.
Um hospital de campanha já está sendo construído em Boa Vista para desafogar as outras unidades de saúde da região. O plano é levar para dentro da comunidade de Surucucu mais um hospital que apoie o atendimento aos pacientes. Além disso, auditorias internas foram instauradas para apurar os fatos e apontar os culpados pela situação do povo indígena.
O Ministério da Saúde está criando um plano estratégico interministerial que inclui a desocupação das terras indígenas pelo garimpo, ações de segurança alimentar e políticas de restauração do meio ambiente, já que muitos rios foram poluídos e grandes áreas de floresta desmatadas.
Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista