| 01 Politec entregou mais de 390 mil Carteiras de Identidade Nacional em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Politec - MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
Entre janeiro e novembro de 2025, a Politec, Perícia Oficial e Identificação Técnica, emitiu mais de 393 mil Carteiras de Identidade Nacional, a CIN.
Em Mato Grosso, mais de 28% da população já possui o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional, totalizando mais um milhão de CIN emitidas desde o ano de 2022.
No ano de 2025, houve aumento de 16% no número de emissão de CIN em relação a 2024 quando foram emitidos pouco mais de 369 documentos.
Mesmo com a absorção da demanda crescente pela nova CIN foi possível manter o prazo de entrega de 20 dias graças à implantação dos projetos de digitalização e automação das etapas de análise e confronto dos processos por meio do Sistema Afis, que usa impressões digitais para identificar pessoas, crucial para segurança pública e resolução de crime.
Atualmente, a Politec conta com 55% dos processos e prontuários civis, que são fichas que contêm os dados biográficos e biométricos pertinentes a uma pessoa com o documento de identidade expedido no Estado, já digitalizados.
Um dos avanços alcançados que contribuiu diretamente na redução do prazo de entrega da CIN e na comodidade e eficiência nos atendimentos foi a integração entre os sistemas da Receita Federal com o Sistema de Identificação Civil, que possibilitou que situação de inconsistências ou divergência nos dados do CPF fossem resolvidos durante o atendimento para a solicitação da CIN, o que viabilizou o andamento das solicitações nestes casos.
O Diretor Geral da Politec, Jaime Trevizan Teixeira, destaca o desempenho positivo da Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica que mesmo diante do aumento de 21% na demanda pela emissão da CIN manteve os prazos e a eficiência na entrega dos documentos à população.
Segundo ele, 2025 foi um ano incrível, chegando à marca de mil 621 documentos entregues por dia.