| 10 Bolsonaro volta a cumprir pena na Superintendência da PF em Brasília.mp3 |
Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional
Edição: Daniella Longuinho / Rafael Guimarães
Valter Campanato/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou, na noite desta quinta-feira (1º), à detenção na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Bolsonaro recebeu alta médica após internação em um hospital particular da capital federal, onde passou por cirurgia de correção de uma hérnia inguinal e para tratar uma crise de soluços.
Hoje, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de prisão domiciliar feito pela defesa do ex-presidente. Moraes determinou que Bolsonaro continue a cumprir a pena em regime fechado em uma sala na PF.
Decisão
Na decisão, o magistrado enfatizou que há total ausência de requisitos legais para a concessão da prisão domiciliar, principalmente após reiterados descumprimentos de medidas cautelares por Bolsonaro, visando uma possível fuga, inclusive com a destruição da tornozeleira eletrônica. Segundo o ministro do STF, todas as prescrições médicas podem ser seguidas no cárcere na sede da PF, sem qualquer prejuízo para a saúde de Bolsonaro.
Moraes já havia autorizado, desde o início do cumprimento da pena, acesso integral de médicos e fisioterapeutas, fornecimento de medicamentos e entrega de alimentos por familiares ao ex-presidente.
Trama golpista
Jair Bolsonaro está preso em Brasília após ser condenado pelo STF a uma pena de 27 anos de prisão por comandar uma organização criminosa que tentou um golpe de estado no país.