| Wilson Santos quer aumentar o número de vereadores nos seis maiores municípios de Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Da redação
O deputado estadual Wilson Santos, do PSDB, pretende apresentar na Assembleia Legislativa, uma PEC, Proposta de Emenda Constitucional, para alterar a quantidade de vereadores nos seis maiores municípios de Mato Grosso e excluir trechos da Constituição de Mato Grosso julgados inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça do Estado e pelo STF, Supremo Tribunal Federal.
Segundo o parlamentar, o número de vereadores precisa de um aumento nas cidades de Cuiabá, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres e Lucas do Rio Verde, devido ao censo do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Em Cuiabá, com a população registrada em 612 mil 547 habitantes, o que permitiria sair de 25 para 27 vereadores.
Outros municípios na lista dos 10 maiores de Mato Grosso também poderão sofrer alterações em seus quadros de representantes a Câmara Municipal.
Em Sinop, quarto maior município de Mato Grosso com população de 142.996 habitantes, o número de vereadores aumentaria de 15 para 19. Em Tangará da Serra, com população estimada em 103 mil 750 pessoas, sairia de 14 para 17 vereadores.
O município de Cáceres, com população de 94 mil habitantes, sairia de 15 para 17 vereadores. No sétimo maior município de Mato Grosso, Sorriso, com 90 mil 313 habitantes, a Câmara Municipal sairia de 11 para 17 vereadores.
O último censo do IBGE realizado em 2019 apontou que Lucas do Rio Verde é o oitavo maior município de Mato Grosso com população estimada em 65 mil 534 habitantes, o que permitiria saltar de nove para 17 vereadores.
Várzea Grande e Rondonópolis, segundo e terceiro maior município de Mato Grosso, respectivamente, permaneceriam com seus atuais 21 vereadores. O mesmo acontece com Primavera do Leste e Barra do Garças, nono e décimo maior município, respectivamente, que permaneceriam com seus atuais 15 vereadores.