| Na sessão ordinária desta quarta-feira, o deputado estadual Wilson Santos, do PSD.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
Na sessão ordinária desta quarta-feira, o deputado estadual Wilson Santos, do PSD, apresentou um projeto de decreto legislativo para suspender a cobrança de empréstimos consignados dos servidores públicos estaduais.
A medida visa suspender o convênio entre o Governo do Estado e a Capital Consig, instituição financeira acusada de operar sem autorização do Banco Central.
De acordo com o parlamentar, a empresa teria causado prejuízos bilionários a mais de 12 mil servidores por meio de fraudes em empréstimos consignados.
Na oportunidade, o deputado Júlio Campos, do União Brasil, manifestou apoio ao projeto e sugeriu a criação de uma comissão especial na Assembleia Legislativa para investigar o caso.
As primeiras denúncias partiram dos próprios servidores, que diziam contratos obscuros, valores descontados muito acima do recebidos e juros abusivos.
Além disso, a empresa oferece um cartão consignado com margem própria de até 15%, somando-se à margem legal de 35% e comprometendo até 50% do salário líquido do servidor, prática proibida pela Lei Federal.
Depois das denúncias, o Governo do Estado publicou, esta semana, um decreto instituindo uma força-tarefa para apurar irregularidades nas operações de crédito consignado.