Wilson Santos confirma audiência do Senado e AL/MT para debater impactos de PCHs no rio Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

O deputado estadual Wilson Santos, do PSD, anunciou, durante sessão plenária desta quarta-feira, a realização de uma audiência pública promovida pelo Senado Federal em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso para debater os impactos da instalação de hidrelétricas no rio Cuiabá.

A iniciativa será conduzida pelo senador Jayme Campos, do União Brasil, e está prevista para acontecer na segunda quinzena de março ou no início de abril.

O parlamentar ressaltou que a instalação de PCHs, Pequenas Centrais Hidrelétricas, no rio Cuiabá é praticamente inviável.

Ele lembrou que há mais de 10 anos a empresa Maturati Participações trabalha no projeto para a construção de seis hidrelétricas.

Segundo Santos, mesmo a Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, tendo indeferido a proposta, a Maturati obteve uma decisão favorável na Justiça Federal, determinando que a ANA, Agência Nacional de Águas e Saneamento, faça uma reavaliação do processo de disponibilidade hídrica para a instalação das PCHs.

No dia 25 de fevereiro, Wilson Santos, Jayme Campos e o deputado estadual Juca do Guaraná participaram de uma reunião com diretores da ANA, em que foram informados sobre a tentativa da empresa de conseguir uma declaração de disponibilidade de recursos hídricos e evitar que o processo retorne à Sema.

Wilson Santos contou que foi a partir desse encontro que eles decidiram realizar a audiência pública, para encerrar esse assunto.

O deputado lembrou que a sub-bacia do rio Cuiabá, pertencente à bacia do Alto Paraguai, que já está classificada como zona vermelha para empreendimentos hidrelétricos.

A mobilização contra a instalação das PCHs no rio Cuiabá segue como uma das principais bandeiras de Wilson Santos na Assembleia Legislativa.