Wellington Fagundes diz propagação de fake News está atrapalhando o combate a covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internert

 

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Tão rápidas e destrutivas quanto o próprio coronavírus, as notícias falsas, chamadas fake news, têm prestado um grande desserviço no enfrentamento à pandemia, enquanto, na contramão, as campanhas de comunicação sobre a covid-19 caminham a passos lentos.

 

A constatação foi feita por senadores que debateram o assunto em reunião na Comissão Temporária da Covid-19, no início desta semana, em Brasília.

 

Relator da comissão, o senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, ressaltou que o assunto é uma grande preocupação para todos os parlamentares.

 

Segundo Fagundes, o esclarecimento da população é fundamental, já que a cada dia tem informações desencontradas.

 

“Essas informações, corretas ou incorretas, podem salvar vidas ou contribuir para a doença e a morte”, alertou o senador.

 

O parlamentar lembrou que a “infodemia”, definida como excesso de informação, torna difícil encontrar fontes idôneas, o que colabora para a desinformação da sociedade.

 

Ele lembrou que 132 países membros da OMS, Organização Mundial da Saúde, ratificaram uma declaração para o combate a essa propagação infodêmica. O Brasil não quis assinar o acordo.

 

Wellington enfatizou que há inclusive participação de agentes ou instituições públicas divulgando notícias falsas ou desencontradas.

  

“A vacinação anticovid tem sido alvo frequente de fake news, o que prejudica muito o avanço do percentual de pessoas imunizadas”, afirmou a secretária de Comunicação do Amazonas, Josiclecia Gomes Nogueira.

 

“A reação que algumas pessoas tiveram após a primeira dose acabou por ocasionar a redução da procura pela segunda dose, assim como a escolha de marcas de vacinas acaba atrapalhando o andamento da campanha. A falta de informação tem sido prejudicial”, lamentou a secretária.

  

Sobre a vacinação, o relator Wellington ressaltou que a imunização em massa da população brasileira é o principal caminho para vencer a pandemia.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.