| 02 GRADATIVAMENTE. Hospital Central do Estado começa a atender os primeiros pacientes nesta segunda-feira.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano | Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
O Hospital Central de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Saúde, começa funcionar na tarde desta segunda-feira, sob a administração do Einstein Hospital Israelita.
Neste dia, serão atendidos no ambulatório cerca de 30 pacientes encaminhados via Sistema Estadual de Regulação.
São previstas 10 crianças e 20 adultos em consultas das especialidades de urologia, cirurgia pediátrica e ortopedia pediátrica.
A unidade foi inaugurada no dia 19 de dezembro, após a construção ficar 34 anos inacabada.
A estrutura conta com tudo que existe de mais moderno em tecnologia para atender a população gratuitamente pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou que é um dia histórico para a Saúde Pública de Mato Grosso com o início do funcionamento do Hospital Central.
Segundo a diretora do Hospital Central, Alessandra Bokor, a equipe começa a atender os pacientes agendados e, se houver necessidade, farão os exames de apoio para, posteriormente, realizarem a cirurgia.
O hospital conta com 287 leitos totais: 191 leitos de enfermaria e 96 leitos de cuidados intensivos, sendo 60 de UTI, Unidade de Terapia Intensiva. No Centro Cirúrgico, a unidade possui 10 salas cirúrgicas.
Na primeira semana, o hospital começa as atividades com atendimentos de especialistas em Urologia, Ortopedia Pediátrica e Cirurgia Pediátrica em regime ambulatorial.
O foco inicial será a avaliação clínica e a realização de exames, utilizando a infraestrutura diagnóstica da unidade para o preparo dos procedimentos cirúrgicos.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina