Quase 430 mil mato-grossenses fizeram a nova Carteira de Identidade Nacional em 2025

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Kamilla Weiss/Politec

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio  

A Politec, Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso, emitiu, ao longo de 2025, 429 mil 378 Carteiras de Identidade Nacional, a CIN. 

Atualmente, mais de um milhão de mato-grossenses já possuem a nova CIN, o que corresponde a cerca de 30% da população do Estado.

O diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan Teixeira, destacou que os números positivos refletem o esforço coletivo e a modernização dos serviços.

Segundo ele, a emissão de mais de 429 mil Carteiras de Identidade Nacional demonstra o fortalecimento da identificação civil em Mato Grosso, com foco na segurança, na tecnologia e no atendimento à população.

A emissão da nova Carteira de Identidade em Mato Grosso começou em seis de março de 2023, colocando o Estado entre os primeiros do país a implantar o novo modelo, sendo o quarto Estado brasileiro a iniciar a confecção do documento.

No início da implantação, a demanda diária girava em torno de mil emissões por dia.

Com a consolidação do sistema e a maior procura da população, impulsionada, inclusive, pela gratuidade da primeira via, o volume chegou a mais de duas mil e 400 solicitações diárias.

Atualmente, o tempo médio para entrega da Carteira de Identidade Nacional está entre duas e três semanas, desde que não haja intercorrências no processo.

Mato Grosso conta hoje com cerca de 150 postos de atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, distribuídos em todo o Estado.

A maioria funciona por meio de convênios com prefeituras, além de unidades que operam em parceria com a Assembleia Legislativa, Ganha Tempos, cartórios e as próprias unidades da Politec.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima