Visando fomentar produção de leite, Várzea Grande investe em assistência técnica para pequenos pecuaristas.mp3 |
Foto da manchete: Prefeitura de Várzea Grande
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, tem desenvolvido um importante trabalho junto aos pequenos pecuaristas, oferecendo assistência técnica às famílias assentadas, principalmente nas comunidades rurais Sadia 1 e Sadia 3.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável, Jhonattan Fernandes Ferreira, são pequenos criadores, cuja principal atividade é a produção de leite e derivados, além de criar gado para subsistência, e produzir frutas e frangos.
A assistência prestada pela Prefeitura de Várzea Grande se dá de várias formas, seja com disponibilização de três tratores para manejo do solo, equipe técnica formada por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, em 2021, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, realizou a distribuição de mais de 500 toneladas de calcário às famílias do campo para melhoria do solo, inclusive para o pasto.
Além disso, em parceria com o Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, foi oferecido curso de vacinação contra brucelose para pequenos criadores e, em breve, serão ofertados cursos de casqueamento e de inseminação.
Várzea Grande tem um rebanho de aproximadamente 28 mil cabeças de gado, sendo 85% deles em pequenas propriedades da agricultura familiar, com destinação para a subsistência, abate e produção de leite e derivados.
Apesar de o rebanho várzea-grandense ser muito pequeno, se comparado com os 32 milhões de cabeças de gado de Mato Grosso, o município tem um papel importante na pecuária por ser a cidade com maior número de frigoríficos, cinco no total.
Nessas unidades, mais de duas mil cabeças de gado foram abatidas por dia, em 2021, o que coloca Várzea Grande como o município que mais abate bovinos no estado.
Segundo o agente do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária, Danilo Ribeiro do Couto, no mês de dezembro do ano passado, foram abatidos aproximadamente 60 mil cabeças, mais que o dobro da quantidade de gado existente na cidade.