Violência doméstica é a maior causa de transtorno mental nas mulheres em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Um levantamento realizado pela Coordenação de Saúde Mental de Cuiabá revelou que as mulheres estão enfrentando um aumento nos transtornos mentais, atribuído em grande parte à sobrecarga de responsabilidades, sendo a violência doméstica a principal causa.

De acordo com dados da Coordenadoria de Saúde Mental da capital, entre janeiro e agosto deste ano, 272 pessoas procuraram atendimento nos diversos Centros de Atenção Psicossocial da cidade após tentativas de suicídio, o que representa um aumento de mais de 85% em comparação com o mesmo período de 2022.

Diante desse quadro preocupante, a vereadora Michelly Alencar, do União Brasil, que também preside a Comissão dos Direitos da Mulher, promoveu, esta semana, um debate sobre o Setembro Amarelo.

Durante o evento, a coordenadora técnica de saúde mental de Cuiabá, Darci Bezerra, lembrou que a campanha tem como objetivo incentivar as pessoas que enfrentam problemas de saúde mental a procurar ajuda nas unidades de referência em Cuiabá.

Ela disse ainda que quando se trata de saúde mental, as mulheres costumam ser as primeiras a pedir ajuda. Já os homens muitas vezes relutam em procurar ajuda devido ao preconceito.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

O tema da campanha deste ano é "Se precisar, peça ajuda!".

O CVV, Centro de Valorização da Vida, presta serviço voluntário de prevenção. O telefone é 188. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer lugar do país, 24 horas por dia.