Setor produtivo ganha reforço para ampliar as exportações com inauguração da ApexBrasil em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Mapa

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

Numa iniciativa conjunta entre a ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e a Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, a região Centro-Oeste ganha um reforço no apoio às empresas locais para fortalecimento nas exportações.

É que na próxima segunda-feira, 24 de novembro, será inaugurado, em Cuiabá, o Escritório da ApexBrasil em Mato Grosso com rodada de negócios entre entidades representativas de diversos setores produtivos e os adidos agrícolas brasileiros.

A cerimônia de inauguração vai contar com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana e o presidente da Famato, Vilmondes Tomain.

O evento acontece no Cenarium Rural a partir das oito e meia da manhã.

Fávaro explicou que o governo Federal está reunindo toda a estrutura de apoio necessária para quem produz poder comercializar seus produtos ao redor do mundo e, com isso, fortalecer a agroindústria e a geração de renda nas diferentes regiões e setores do estado.

Entre 2023 e 2025, o esforço integrado entre ApexBrasil, Ministério da Agricultura e Ministério das Relações Exteriores resultou em mais de 170 ações internacionais realizadas em 42 países, gerando 18 bilhões de dólares em negócios projetados e atendendo mais de três mil empresas brasileiras.

O novo escritório da ApexBrasil fica na sede da Famato, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Já o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou que Mato Grosso tem papel estratégico no comércio exterior brasileiro, especialmente nos setores do agronegócio, alimentos e sustentabilidade.

Segundo Viana, a ideia é aproximar das empresas da região e ajudá-las a conquistar novos mercados.