VBP da agropecuária mato-grossense para o ano de 2024 aponta queda de 26,62%

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio  

 

A produção agropecuária de Mato Grosso deverá ter uma queda de quase 54 bilhões de reais neste ano por conta das quedas dos preços e a redução das lavouras de soja e milho.

A informação é do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, que divulgou o relatório de Valor Bruto da Produção na última semana.

De acordo com a publicação do Instituto, a segunda projeção do Valor Bruto da Produção Agropecuária de Mato Grosso para o ano de 2024 indica queda de 26,62% em comparação com a sexta estimativa de 2023, totalizando 148 bilhões de reais.

O Imea explicou ainda que a queda é resultado, principalmente, da diminuição expressiva nos preços das culturas agrícolas, juntamente com a expectativa de redução na produção de soja e milho.  

O relatório ainda aponta que, no caso da produção de soja, a queda será de 34,11% em comparação com a estimativa de 2023, totalizando 65 bilhões de reais.

Já no ano passado o valor ficou em 101 bilhões. Essa será a 1ª queda do Valor Bruto da Produção de soja desde 2013.  

Segundo o relatório, esse resultado é atribuído principalmente à redução expressiva no preço da soja, juntamente com a expectativa de uma menor produção no estado, devido às condições climáticas adversas que prejudicaram o desenvolvimento da safra.

Há também previsão de recuo na produção de milho e algodão, sendo o primeiro com uma queda de 40 bilhões em 2023 para quase 25 bilhões em 2024.

Já o algodão terá uma queda baixa de menos de 10%, de 26 bilhões de reais para quase 24 bilhões.