| As vantagens do transporte hidroviário serão debatidas em Cuiabá.mp3 |
Jurandir Antonio
A Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, vai participar de dois eventos para discutir o transporte hidroviário brasileiro.
O primeiro será na noite desta quinta-feira e o outro acontecerá nesta sexta-feira, primeiro de novembro.
Ambos são de iniciativa do DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, com apoio da Aprosoja e do Movimento Pró-Logística.
As discussões vão acontecer no auditório da Fiemt, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá
O tema “A importância das hidrovias para o Arco Norte do Brasil” será debatido em painel liderado pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura e pelo Instituto Brasil Logística, contará com a presença do presidente da Aprosoja Mato Grosso, Antonio Galvan, e do diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, além de especialistas e autoridades ligadas ao tema.
No dia primeiro de novembro as discussões serão no seminário “Diálogos Hidroviáveis”, que trará à tona questões relativas à importância das hidrovias para o agronegócio e o turismo no Brasil.
Conforme Edeon Vaz, o transporte hidroviário é mais barato que o rodoviário e ferroviário. Chega a custar 70% menos em alguns casos.
“O transporte hidroviário é a alternativa que apresenta menos custos. A hidrovia é o modal mais econômico e ecológico que existe. É um assunto extremamente importante essa discussão com a sociedade e o meio acadêmico. É importante que todos participem”, enfatizou Vaz.