| 09.mp3 |
Foto da manchete: Gilberto Leite
Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
A UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, recebe, nesta sexta-feira, uma delegação de representantes da China para o lançamento do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola, resultado de uma parceria com a Universidade Agrícola do Sul da China, através do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso.
A cerimônia de lançamento da unidade acontece a partir das sete e meia da noite, no Teatro Universitário e contará com a presença, além da delegação chinesa, do reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, representantes da instituição e autoridades do Governo de Mato Grosso.
O objetivo principal do centro é promover o ensino da língua chinesa e fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no campo das ciências agrárias.
De acordo com o Secretário de Relações Internacionais da UFMT, professor Lucas Sousa, o Centro surge como uma oportunidade para estreitar os laços entre Mato Grosso e China, fortalecendo a cooperação acadêmica e cultural entre as instituições e comunidades.
O professor destacou que a criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola representa um marco importante para a internacionalização da UFMT e para o fortalecimento das relações entre Mato Grosso e a China.
Como parte da parceria, a Universidade Agrícola do Sul da China, vai enviar um professor da China para conduzir as atividades de ensino da língua chinesa no Centro.
Outro foco do Centro será o desenvolvimento tecnológico, por meio de pesquisas e eventos de cooperação internacional envolvendo pesquisadores da UFMT, de outras universidades do estado e parceiros chineses, especialmente da Universidade China.