UFMT é classificada entre as melhores universidades do Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio - Da redação

Uma matéria publicada no portal da Folha de São Paulo nesta segunda-feira apontou a UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, como uma das mais bem qualificadas no Ranking das Universidades do Brasil.

 

Mesmo com as duras medidas tomadas pela reitora Myrian Serra nos últimos meses após o contingenciamento de gastos por parte do MEC, que atingiu especialmente seus laboratórios e grupos de pesquisa.

 

A UFMT subiu 18 posições desde a primeira edição do Ranking publicada em 2012. Na ocasião a universidade estava na posição 51 e agora, em 2019, figura na trigésima terceira colocação.

 

 Vale lembrar que em julho o campus da UFMT em Cuiabá ficou um dia inteiro sem energia devido ao corte da concessionaria Energisa. Para retomar o fornecimento, a reitora teve que renegociar a dívida, no valor cinco milhões de reais, com débitos desde 2015.

 

Na área administrativa, vigilantes terceirizados fecharam uma das guaritas da UFMT de Cuiabá, no início do mês passado, para cobrarem três meses de salários atrasados. Um mês antes, funcionários do serviço de limpeza também ameaçaram uma greve geral por conta de atraso salarial.

 

Em uma passagem por Cuiabá, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, atribuiu a crise financeira da Universidade Federal de Mato Grosso à gestão da reitora Myrian Serra, e não ao contingenciamento do MEC, que congelou 30% dos recursos da instituição.

 

Ao desembarcar no Aeroporto Marechal Rondon, o ministro foi recebido com protestos por comunidades acadêmicas que criticaram os cortes do Governo Federal na educação. 

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.