UFMT desenvolve projeto de produção de mel em assentamentos no Pontal do Araguaia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio 

 

Pesquisadores da UFMT desenvolvem projeto de produção de mel em assentamentos no Pontal do Araguaia

Famílias assentadas e o Cerrado na região do Araguaia serão beneficiadas por um projeto desenvolvido por pesquisadores da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus do Araguaia.

Denominado “Meliponicultura e manejo sustentável da flora do cerrado para desenvolvimento de cadeia produtiva de bioprodutos alimentícios”, o projeto consiste no apoio a criação de abelhas sem ferrão para produção de mel e derivados.

A meta é garantir uma alternativa de renda para os trabalhadores da região e a sustentabilidade ambiental do Cerrado. 

Segundo a coordenadora do projeto, professora Eliane Augusto Ndiaye, a iniciativa vai investir na capacitação técnica para moradores dos assentamentos rurais Brilhante e Sol no município de Pontal do Araguaia. 

O projeto oferece às famílias participantes formação e assistência técnica com profissionais especializados, e estrutura para a formação dos meliponários em seus terrenos.

Entre os temas abordados nas formações estão a introdução à meliponicultura, a alimentação das abelhas e a reprodução de colmeias.

Os pesquisadores lembram que através da produção e comercialização de produtos à base de mel vai garantir retorno financeiro e gerar ganhos para os assentamentos assistidos, além de benefícios para a população da região.

A professora Eliane Ndiaye explica que a geração de renda com a comercialização do mel pode contribuir com a erradicação da pobreza e a preservação da flora do cerrado.