| 01 TRE MT vai criar força tarefa para combater a influência das facções criminosas nas eleições.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O combate à influência de facções criminosas nas eleições de 2026 será uma prioridade do TRE, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, segundo o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Marcos Machado.
Machado explicou que planeja convocar as Forças Armadas para coibir a atuação desses grupos.
Após tomar posse na última semana, ele destacou a necessidade de enfrentar o financiamento ilícito de campanhas políticas por organizações criminosas.
Machado destacou que a infiltração de grupos criminosos na política, como no caso do vereador Ary Campos, cassado em Rondonópolis por suspeita de usar recursos de uma facção em sua campanha, exige ação coordenada com órgãos federais.
O vice-presidente do TRE afirmou ainda que pretende envolver na ação a Marinha, o Exército Brasileiro, a Polícia Federal e a Abin, Agência Brasileira de Inteligência, já que o sistema estadual não é suficiente.
O desembargador reconheceu outras prioridades definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas enfatizou que o combate às facções é um desafio central.
Machado manifestou preocupação com a segurança e a liberdade das pessoas, criticando a violência e a crueldade promovidas por esses grupos.
Ele alertou que a influência das facções em todos os poderes representa uma ameaça à democracia. O desembargador reforçou que o Estado precisa se impor para garantir a integridade do pleito e a segurança da população.
Machado, vai atuar ao lado da presidente do TRE, desembargadora Serly Marcondes, na organização das eleições de 2026 para deputados estaduais, federais, governador, senadores e presidente da República.