Tratamento de dose única, novo remédio contra malária chega a Mato Grosso em junho

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secretaria de Saúde do Ceará

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Mato Grosso vai receber, em junho, um novo remédio contra a malária. É a tafenoquina, tratamento de dose única indicado para a forma mais comum da doença no país, causada pelo parasita Plasmodium vivax.

A iniciativa integra a estratégia do Ministério da Saúde para eliminar a doença até 2035 e marca a expansão do tratamento para além da Amazônia Legal.

O anúncio foi feito recentemente pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a Malária, celebrado em 25 de abril.

Segundo ele, a tafenoquina já foi implementada em 49 municípios de seis estados amazônicos, Amazonas, Roraima, Pará, Rondônia, Amapá e Acre, e em nove Distritos Sanitários Indígenas.

A previsão é de que o medicamento chegue à região extra-amazônica em maio e, em seguida, a duas localidades mato-grossenses em junho.

Com aplicação em dose única, o remédio reduz as chances de recaída, casos graves e mortes por malária.

Em 2024, o Plasmodium vivax foi responsável por 80,3% das infecções registradas no Brasil.

A nova estratégia de tratamento já beneficiou mais de sete mil pessoas e contou com a capacitação de quase três mil profissionais de saúde.

De acordo com o ministro, o objetivo é zerar os óbitos por malária e buscar a eliminação da doença.

Em 2024, o Brasil teve 138 mil 493 casos locais da doença. A quantidade de municípios com transmissão ativa caiu de 321, em 2016, para 211 no ano passado.