TCE/MT promove encontro de profissionais da saúde para ampliar cobertura vacinal nos municípios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Com objetivo de ampliar a cobertura vacinal e impedir o ressurgimento de doenças, o TCE, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, iniciou, nesta quinta-feira, qualificação voltada a profissionais da saúde de todo o estado.

A ação faz parte do programa “Estratégias para o fortalecimento da imunização nos 141 municípios mato-grossenses”, recém lançado pelo conselheiro Guilherme Maluf.

O conselheiro, que preside a Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do TCE, alertou para o risco de ressuscitar doenças que, até então, estavam extintas no nosso país, como o sarampo e a paralisia infantil.

Na abertura do encontro, Maluf destacou a importância do combate à desinformação, que nos últimos fez milhões de pessoas perderem a confiança nas vacinas.

Um dos pontos reforçados nos discursos foi a cobertura vacinal no estado, que se encontra abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde.

Os números apresentados pela interventora estadual Danielle Carmona, que está à frente da Saúde de Cuiabá, dão uma dimensão do desafio que o setor tem pela frente. Segundo ela, na capital mato-grossense, a cobertura é de apenas 38%.

 Desde o ano passado o Tribunal vem atuando para solucionar o problema.

Para tanto, a Comissão já emitiu Nota Recomendatória à Secretaria de Estado de Saúde e secretarias municipais e realizou visita técnica à Rede de Frio do Estado para entender o fluxograma, armazenamento e distribuição de imunizantes. 

Além disso, de acordo com Guilherme Maluf, as metas estabelecidas no exercício de 2023 serão incluídas na análise das contas anuais dos municípios, podendo ensejar em sanções.