| TCE-MT integra grupo que trabalha para fortalecer a política pública da primeira infância.mp3 |
Foto da manchete: TCE-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Gaepe, Gabinete de Articulação para Efetividade das Políticas de Educação de Mato Grosso, avançou nas ações que serão executadas em prol da educação no estado, com a definição de diretrizes que vão nortear o “Pacto pela Primeira Infância em Mato Grosso”.
A criação do Gaepe foi proposta pelo conselheiro Antonio Joaquim.
O conselheiro representa o TCE, Tribunal de Contas do Estado no Gaepe, além de presidir a Comissão Permanente de Educação e Cultura do órgão.
Aprovado por unanimidade, o pacto será lançado oficialmente em 17 de maio, durante reunião presencial das 19 instituições que compõem o Gaepe.
O conselheiro reforçou que a meta é focar na política pública da primeira infância, que vai de zero a seis anos, além de fazer um diagnóstico das demandas, principalmente, de vagas em creches, da qualidade dessas unidades e das deficiências que existem.
Antonio Joaquim explicou que, com o foco na primeira infância, com certeza os resultados serão atingidos a curto prazo.
Na avaliação do conselheiro, daqui dois, três anos, nós teremos uma situação muito diferente da atual. Ele destacou ainda a importância do Tribunal de Contas contribuir com a mudança no perfil da política educacional da primeira infância do estado.
Na oportunidade, a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip, destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Gaepe.
A desembargadora destacou que a partir do momento que entrou no Gaepe passou a ter um outro olhar, especialmente, nos processos que envolvem educação.
Já a presidente executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti, ressaltou que o lançamento do pacto será um marco para a educação.