TCE/MT anuncia criação de mesa técnica para analisar endividamento dos servidores com empréstimos consignados

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Tony Ribeiro/TCE-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

O presidente do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo, anunciou a instalação de uma mesa técnica para discutir o superendividamento do funcionalismo público estadual. 

O encontro será realizado na próxima segunda-feira, às duas e meia da tarde, no auditório da Escola Superior de Contas, com a presença de deputados, representantes do Governo do Estado e sindicatos. 

Sérgio Ricardo lembrou que quando o servidor chega a ter 99% do seu salário comprometido, quando o aposentado trabalhou a vida inteira e vai receber cerca de 15 reais pelos próximos 10 anos, a situação chegou ao estado de insustentabilidade.

O presidente do TCE reforçou que essa situação é inadmissível. 

A iniciativa foi motivada por uma série de denúncias de irregularidades na cobrança de empréstimos consignados, que comprometem até 60% da remuneração dos servidores.

Sérgio Ricardo lembrou ainda que o Tribunal solicitou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, um relatório detalhado sobre os empréstimos consignados, que já foi entregue pelo Executivo.

Já o vice-presidente do TCE, conselheiro Guilherme Maluf, que sugeriu a criação da mesa técnica, lembrou que o Estado só pode descontar até 35% do salário para cobrir as parcelas contratadas.

Maluf disse ainda que há outras denúncias, como contratos sem assinatura e ausência de canais formais de reclamação.