| TCE quer empenho dos prefeitos na busca por estudantes que abandonaram a escola .mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Com o objetivo de recomendar aos prefeitos a renovação e adesão à Busca Ativa Escolar, o Pleno do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, aprovou, por unanimidade, a proposta de nota técnica que vai nortear a aplicação da metodologia no Estado.
Criada pelo Unicef, Fundo das Nações Unidas Para Infância, a plataforma tem papel fundamental no combate à evasão e abandono escolar.
O presidente do TCE, conselheiro Guilherme Maluf, destacou a importância da medida frente ao regresso na avaliação educacional em todo país, resultado das limitações impostas pela pandemia de Covid-19.
"Enquanto muitos estão em uma situação confortável, com aulas por videoconferência, outros sequer tem internet," lamentou Maluf.
Já o relator das contas de gestão da Secretaria de Estado de Educação, o conselheiro Antonio Joaquim afirmou que milhares de crianças não estão inseridas em nenhum tipo de atividade escolar e que, simplesmente, abandonaram a escola.
"Isso se torna ainda mais grave quando olhamos para a educação infantil, de zero a seis anos. Há vários estudos mostrando a interferência na formação cognitiva e emocional de forma quase irreparável", enfatizou o conselheiro.
De acordo com Antônio Joaquim, a plataforma utiliza todos os mecanismos possíveis para buscar estes alunos.
Na próxima quarta-feira, 21 de julho, às nove horas da manhã, acontecerá o lançamento oficial da ferramenta, quando entidades como Seduc, Assembleia Legislativa e Associação Mato-grossense dos Municípios se comprometerão com a campanha.
A proposta é que, até setembro, todos os municípios de Mato Grosso estejam inscritos na Busca Ativa Escolar.